Existe um mito que permeia por muitos anos de que o antibiótico é um fator causador de cárie dentária, mas diversos estudos científicos já comprovaram o equívoco de tal afirmação. Este é um assunto um tanto polêmico, pois existem muitas vertentes que ainda tem a visão errônea de que o antibiótico é um fator causador de cárie.

A cárie dentária é uma doença infecciosa, que resulta na destruição dos tecidos calcificados do dente. A formação da cárie é desencadeada por ácidos produzidos por bactérias presentes no âmbito bucal, como por exemplo o Streptococcus Mutans e os Lactobacillus e consiste em uma lesão na superfície dentária, devido a descalcificação do esmalte por desmineralização, o que pode resultar na formação de cavidades (os famosos buraquinhos na superfície dentária) e que podem se estender pelo esmalte, dentina e podendo alcançar até a polpa.

Mas voltando ao objetivo deste artigo, eis o seguinte questionamento: Qual a relação entre o uso de antibióticos e o surgimento da cárie? Podemos dizer, que a ligação entre eles é feita pelo fato de que é normalmente adicionado sacarose na composição destes fármacos, para que ocorra uma melhor aceitação na ingestão desse medicamento, principalmente por pacientes odontopediátricos, que costumam ter uma seletividade maior quanto ao gosto. Levando em consideração o tempo de administração, é um medicamento que exige certa periodicidade (normalmente de 8 em 8 horas, mas é uma variável) somado à redução do fluxo salivar que é comum ocorrer durante à noite e a higiene bucal negligenciada, que se estende por um longo período de tempo sem higienização. Todos esses fatores potencializam o risco do surgimento de cárie dentária, levando à conclusão de que não é o antibiótico o fator causador da cárie, mas sim a má higienização (ou a falta dela) mediante à administração deste medicamento.

 

Artigo por Ana Luiza Ravaiano, criadora do @odontologygram. e estudante do quinto período de Odontologia do Centro Universitário Estácio de Juiz de Fora.

Estamos aqui no WhatsApp
(21) 98986-0062

Preencha o formulário abaixo e um de nossos profissionais entrarão em contato

*Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

    Para agilizar o atendimento via whatsapp,
    informe os dados abaixo.

    *Todos os campos são de preenchimento obrigatórios.